EU LÁ FUI !!!!!

EU  LÁ FUI !!!!!
Our communication channel is eulafui@gmail.com In case you would like to share histories, photos or information about a trip you have done or even get tips about any trip posted, don't hesitate and get in touch with us.

domingo, 20 de maio de 2012

Tabatinga - AM




Tabatinga está localizada no extremo oeste do estado do Amazonas à margem esquerda do rio Solimões.

Tabatinga significa em tupi  - "barro branco" de muita viscosidade que é encontrado no fundo do rio. Em tupi-guarani - "casa pequena".


O município foi criado em 1983 e faz parte da tríplice fronteira Brasil- Colômbia-Peru

O acesso é feito pelo aeroporto internacional ou por barco.

 Não há estrada entre Manaus e Tabatinga.
Foto tirada do avião

 Duração de viagem de barco:
Tabatinga - Manaus - 3 dias
Manaus - Tabatinga - 7 dias



Sua população em 2010 era de 52.300 habitantes e sua divisa com a Colômbia se faz por meio de uma avenida chamada "Amizade"  com um poste com as 2 bandeiras. A cidade vizinha é Letícia.

Enquanto estávamos em Tabatinga jantamos todos os dias em Letícia. Íamos de taxi brasileiro e voltávamos de Tuk Tuk!!!!




Fomos a uma comunidade indígena situada  a 4hs ou 12 hs de viagem de Tabatinga dependendo do motor do barco.

Até conseguirmos autorização para zarpar, permanecemos algumas horas no porto, que é muito movimentado devido principalmente ao  comércio entre Brasil-Peru (margem oposta)





























Me chamou muito a atenção esta movimentação. Nas fotos abaixo, o pescador ia tirando os peixes da canoa e os jogava para dentro do isopor.



Acontece que os peixes estavam vivos e alguns conseguiam pular para fora do isopor. Infelizmente para eles, quando coseguiam sair do isopor, caiam novamente na canoa e eram devolvidos para o isopor!













Finalmente nossa autorização chegou e iniciamos nossa viagem para Belém do Solimões!







Muitos troncos no caminho. Viajar de noite é proibitivo!








Quando chegamos na comunidade havia um morro para subir e acreditem, pela primeira vez senti minha idade. Havia conosco um oftalmologista de Manaus, tenente do exército que como todos os militares que conheci até hoje  foi educadíssimo.




Eu com toda minha tralha (câmeras, notebook, água - porque nesta viagem também tivemos que levar os ítens de sobrevivência - etc...) tinha que subir o morro que ainda por cima estava uma lama só devido às chuvas. Ele não teve dúvida, pegou as minhas tralhas, colocou nas costas , me deu a mão e me ajudou a subir (e na volta a descer). Um verdadeiro Rambo!!!!













depois de 2 dias de trabalho, hora de voltar para Tabatinga









Um pouco de Letícia - Colômbia




:

2 comentários:

  1. Querida, mal posso esperar pelas novidades do blog! :-)

    Adoro essas viagens para os confins do nosso Brasil!

    Bjs!

    PS: Rambo é, sei, Penélope. Humpf!

    ResponderExcluir