EU LÁ FUI !!!!!

EU  LÁ FUI !!!!!
Our communication channel is eulafui@gmail.com In case you would like to share histories, photos or information about a trip you have done or even get tips about any trip posted, don't hesitate and get in touch with us.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Paris por Plinio Birskis


Plinio e  Paris!

Plinio, estudante de letras (francês/português) na USP e composição e regência na Faculdade Santa Marcelina, morou  em 2011 em Paris onde estudou literatura francesa na Sorbonne.
Ela deixa aqui algumas dicas.


Sorbonne: Fundada por Robert de Sorbon em 1253.

Fachada da Sourbone



Foto: Raquei Pacheco

Victor Hugo ( 1802-1885), novelista, poeta, dramaturgo, ensaísta, artista, estadista e ativista pelos diretos humanos frances.

estátua de Victor Hugo no pátio interno da Sorbonne

Residência Universitária localiza-se na Cité Internationale Universitaire de Paris.


 Recebe estudantes estrangeiros, a partir do mestrado, que estejam cursando qualquer universidade parisiense. As casas do Brasil e Suiça foram projetadas por Le Courbusier.

casa de Portugal

Para se inscrever entre no site: www.ciup.fr
O estudante é alojado na casa de sua nacionalidade. Caso não haja vaga nesta casa pode ser encaixado em casa de outra nacionalidade.

Panthéon: ao lado esquerdo fica a biblioteca Sainte-Geneviève.
Centro Georges Pompidou: Fundado em 1977 para mostrar a arte do séc XX. Sua fachada deixa à mostra suas tubulações o que foi audacioso para sua época. www.centrepompidou.fr

Praça Stravinsky: ao lado do Centro George Pompidou
* 1a fonte contemporânea de Paris, cheia de colorido constrastante com a sobreidade do local



Jardim du Luxembourg

Les Invalides: onde estão os restos mortais de Napoleão
Avenida Champs-Elysées - vista do Arco do Triunfo




Arco do Triunfo
Construido em comemoração às vitórias militares de Napoleão Bonaparte. Foi inaugurado em 1836 e nele estão gravados os nomes de 128 batalhas e 558 generais.
Localiza-se na Praça Charles de Gaulle numa das extremidades da Avenida Champs-Elysées



Casa de Erik Satie (1866-1925) – Compositor e pianista , precursor de movimentos artísticos como minimalismo, música repetitiva e teatro do absurdo - vanguarda parisiense do séc XX.

Montmartre: bairro ao norte de Paris, no alto de uma colina. Conhecido pela igreja de Sacré-Coeur
foto EU LA FUI
pintores , cabarés e pela vista de Paris. para chegar na igreja, ou sobe pelas escadas ou pelo "funiculare".

Pâtisserie 

Cabaret de Belle Epoque “Au Lapin Agile "  - 22 rue des Saules - O mais antigo bar-cabaré de Paris, Localizado em Montmartre, foi imortalizado por Toulouse-Lautrec. www.au-lapin-agile.com



Opera da Bastilha – prédio mais novo, construído da década de 80. É a sede oficial da Ópera Nacional de Paris. A compra de ingressos pode ser feita por internet e Estudantes da União Européia com menos de 26 anos têm bons descontos.

Palais Garnier ou Ópera de Garnier  – que era a casa de ópera de Paris no início do século XIX. Teto pintado por Chagall. O Teatro Municipal de São Paulo tem um lustre igual


Cidade da Música:  programação de concertos, exposições temporárias geralmente com temas relacionados à música e museu da música de Paris (acervo com instrumentos)

Galeria Colbert: construção de séc XIX (construção de ferro)



                As universidades têm salas de aula e algumas aulas acontecem aqui.
Walter Benjamim, filósofo que escreveu "As passagens" tem uma sala. Este espaço na realidade é uma das passagens parisienses e esta foi uma forma de homenageá-lo.

Indicação de leitura: “Paris – capital do século XIX" – texto pequeno que resume o que o autor pensa sobre Paris – (ele cita passagens).

Tem também um restaurante famoso – “Le Grand Cobert” – O a cena do jantar de filme "Alguém tem que ceder" Jack Nicholson e Diane Keaton acontece neste restaurante

Outros Restaurantes:

Le Vagenende – www.vagenende.com -  restaurante típico Art Nouveau - 142 boulevard Saint Germain Depois do almoço passear pelos arredores.


Dica "EU LA FUI"- Le Procope - Fundado em 1686 - 13 rue de l'Áncienne Comédie (metro Odeon) - www.leprocope.com
vale a pena experimentar escargot!!!!



 -Teatros e salas de concerto importantes:
Champs Elysées - aberto em 1913, foi desenhado pelo arquiteto Auguste Perret para receber música, dança e ópera mais contemporânea em contraste com instituições como Ópera de Paris

O Théâtre du Châtelet - www.chatelet-theatre.com -  foi construído entre 1860 e 1862. Sua programação  inclui principalmente óperas e concertos de música clássica. A cerimônia da entrega do "Cesar"do cinema também acontece aqui.

Salle Pleyel - www.sallepleyel.fr - é uma sala de concerto que aberta em 1839 e fica na 252 Rue du Faubourg Saint Honoré

Museu Orangerie: Monet fez 8 grandes telas pensando na arquitetura do museu e na incidência da luz.

Bibliotecas Públicas:
Biblioteca do Museu Pompidou (fica região chamada Beaubourg). Arquitetura moderna. Acesso fácil, excelente acervo. Aberta até 22hs

Sainte Geneviève – uma das mais bonitas de Paris – arquitetura do séc XIX

Biblioteca Nacional de Paris – obra prima de Heni Labrouste -  atendimento ultra moderno. Paga-se uma taxa para pesquisa. Solicita-se horário e reserva livros pela internet. www.bnf.fr

Livraria Sheakespeare and Company – somente livros ingleses – fica ao lado da Notre Dame – 37 rue de la Bûcherie 75005 - só entrou para o roteiro turístico após o filme "Antes do por do sol" .

Durante o verão a França oferece o projeto "Ópera ao ar livre" - "Opera en plein air". O projeto tem como finalidade divulgar ao grande público a arte lírica e acontece durante o verão desde o ano 2000. Em 2011 a ópera escolhida foi "Madame Butterfly".


Torre Eiffel: construída em 1889. Só não foi demolida por ser útil para as torres de rádio. Tem 321m de altura e 2 restaurantes.



Passeio pelo rio Sena

Museu do Louvre: maior museu de arte do mundo. www.louvre.fr

Vitória e Samotrácia


Museu D'Orsay: antiga estação de trem - Gare d'Orsay - exibe mostras produzidas entre 1848 e 1914. www.musee-orsay.fr
foto: EU LA FUI

Museu Rodin: aberto de terça a domingo das 10 hs às 17:45 hs. www.musee-rodin.fr

Chagall
O Pensador

A Porta do Inferno

detalhe da Porta do Inferno
Notre Dame - vista do Sena



Bicicleta Vélib: é um dos meios de transporte de Paris. 29 euros/ano. Primeira ½ hora é grátis 

3 outras opções de passeio pela França:
Palácio de Versailles - www.chateauversailles.fr - é considerado um dos maiores palácios do mundo. Foi o centro do poder de 1682 a 1789.










Giverny - local onde morou Claude Monet. Abre de abril a novembro das 9:30 hs às 18:00 hs. O trem de Paris a Vernon custa de 25 a 37,40 euros e o onibus de Vernon a Giverny 4,00 euros (ida e volta). A entrada na fundação Monet custa 6 euros/adulto. Para maiores informações: wwwgiverny.fr
estação Vernon (foto EU LA FUI)














Na sala de casa tem uma janela de vidro de onde dá para ver o jardim. É impressionantemente belo o efeito das cores das flores que constratam com o verde.

 As ninféias aparecem em meados de junho






O museu Orangerie  www.musee-orangerie.fr complementa a visita a Giverny.
Para este museu Monet fez as telas pensando na sua arquitetura e, incidência de luz.

Castelo Fontainebleau - localiza-se na cidade de mesmo nome ao norte da França. O maneirismo francês na decoração de interiores do séc XVI é conhecido como estilo Fontainebleau.



Nenhum comentário:

Postar um comentário