EU LÁ FUI !!!!!

EU  LÁ FUI !!!!!
Our communication channel is eulafui@gmail.com In case you would like to share histories, photos or information about a trip you have done or even get tips about any trip posted, don't hesitate and get in touch with us.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Esperança de vida: 78 anos
Alfabetização: 96%
PIB per capita: US$ 9887

A Costa Rica é um país de 50.900 km2 de área, localizado totalmente nos trópicos. Cerca de 1/3 de seu território é protegido por reservas.  A biodiversidade da Costa Rica, ao meu ver, é seu grande atrativo.

Os costariquenhos têm orgulho do que são, do seu elevado nível educacional, estilo de vida e principalmente de terem prosperado sem terem exército por mais de 50 anos. Dá gosto conversar com eles. Eles tem o nível de vida mais alto da América Central.

A Costa Rica é dividida em 7 regiões geograficamente bem divididas.
1-      San José, a capital localizada em um vale rodeada pelas montanhas do planato central.

2-      Panalto Central – com fazendas e vales verdejantes., culminado com altos vulcões . ë um país com inúmeros parques nacionais que oferecem atividades para agradar quem gsota de natureza e esportes radicais. A fazenda Doka de café fica nesta região.

3-      Pacífico Central e Nicoya do sul: Com  parques na cionais de fácil acesso como o Parque Nacional Manuel Antonio e praias de surfe como Jacó
4-      Guanacaste e Niciya do Norte: região mais diversificada da Costa Rica. Tem muita vida selvagem e é necessário pelo menos uma semana para conhece-la.
5-      Região Norte, com o vulcão mais ativo da Costa Rica – Arenal – observação de pássaros, alojamento na floresta etc...
6-      Região do Caribe, com 3 principais reservas de floresta tropical, observação de tartarugas e pesca esportiva.
7-      Região Sul – Florestas tropicais e montanhas acidentadas com alta umidade e fortes chuvas.

Deve-se estudar ben a época da viagem  para não haver frustação como ir ver taratrugas numa época que elas não estejam lá ou estragar o passeio devido às fortes chuvas.
Como não tínhamos muito tempo para “curtir”o local, optamos por conhecer San Jose,  região norte, planalto central e pacífico central. É lógico que um pouco da cada região.
Costa Rica tem uma estrada principal que corta o país como todo. Ao chegarmos, ficamos em um hotel fora da cidade (San Jose) e no dia seguinte partimos para os passeios. Quando voltamos do Pacífico Central, ficamos no centro de San Jose para conhecer a cidade.

PLANALTO CENTRAL

Igreja de Grécia – feita de placas de aço pré-fabricado cor de ferrugem.

Tradicional carro de boi usado na agricultura em SARCHI. No século XIX começaram a ser pintados de tons fortes com desenhos florais e geométricos estilizados.

Fazenda de Café DOKA – Está localizada na encosta do vulcão Poá e foi formada em 1929.

O café foi introduzido no país em 1779. O grão de ouro tornou-se o mais importante produto de exportação e financiou belos edifícios.

Ainda segue a tradição de secar seus grãos ao sol.

Soubemos que eles mandam parte deste café para a Holanda onde é decafeinado e depois retorna para a Costa Rica.
Estágios do grão de café

Parque Nacional Poás – foi inaugurado em 1971 e é um dos mais visitados. Em 2006 este vulcão teve uma pequena erupção.

Esta folha enorme chama-se guarda sol!

O lago turquesa da cratera é ácido com fumarolas sulfurosas e um cone de 75 metros de altura que começou a se formar na década de 50.

Tem mais 2 crateras menores e inativas, o cone von Frantzius e o cone Botos cheio com o lago Botos formado pela água da chuva.

REGIÃO NORTE
Caminho para o Parque Nacional Vulcão Arenal
Ponte que passa um veículo por vez

Artesanatos na estrada
 Este parque tem 120 Km2 e o vulcão Arenal é o mais ativo da Costa Rica. Infelizmente não seu pico porque o dia estava nublado.

Percebe-se bem o caminho que a lava percorre
Estivemos em um balneário onde as águas quentes vindas do vulcão formam cascatas e piscinas e a vegetação é exuberante

Gengibre-vermelho

Ave-do-paraíso

Brácteas (helicônia)

Brácteas

PACÍFICO CENTRAL

Depois, a caminho de  Quepos, conhecemos Jacó – lugar de surfistas.
Nos hospedamos em Quepos – base de pesca esportiva e produtor de dende.

Ficamos em um hotel de charme com uma floresta exuberante no entorno

É uma preguiça que está ali no meio!

Num determinado horário, o hotel colocava banana em lugares estratégicos, e lá vinham os macacos fazendo a maior algazarra, pulando de galho em galho (e galhos finos) pegar as bananas.

As mamães e os filhotes eram demais D+ D+ D+

Podíamos ir à pé a uma praia bem próxima ao hotel, era só descer um barranco!

Parque Nacional Manuel Antonio – é o menor parque da Costa Rica mas, tem uma vida selvagem rica e praias lindíssimas

Macaco capuccino

Praia Manuel Antonio

A praia  é belíssima e muitos macacos roubam os turistas que ali descansam.

Praia Espadilha Sul

Praia Espadilha Norte

A caminhada pela reserva  nos permitiu ver alguns animais como por exemplo, o tucano

A árvore era muito alta, e ele estava escondido entre os ramos.

Borboletário: A Costa Rica tem mais de 1.250 espécies de borboletas.

O borboletário de é lindíssimo e tem também crocodilos, cobras e tartarugas.

Outras praias na região

SAN JOSE – Fundada em 1737, desenvolveu-se rapidamente a partir de 1823 devido ao café.
Na volta optamos em ficar no centro de San Jose no Gran Hotel, que foi construído em 1899 e é considerado um monumento histórico além de ter excelente localização (ao lado do Teatro Nacional)

Plaza dos Presentes

Teatro Nacional – a construção mais notável de San Jose

Teatro popular Melico Salazar é um dos espaços mais importantes de apresentações artísticas.

Museu do Ouro: abriga objetos de ouro da era pré-colombiana.

O povo é amabilíssimo e segundo um motorista todos são felizes porque a distribuição de renda é muito bem feita.
Não se pode sair da Costa Rica sem provar a iguaria nacional que é servida no café da manhã, o "gallo pinto": arroz misturado com feijão, ovos, creme e um creme amargo.

Como tem muita coisa ainda para conhecer, eu digo " Até a próxima"!!!!!