EU LÁ FUI !!!!!

EU  LÁ FUI !!!!!
Our communication channel is eulafui@gmail.com In case you would like to share histories, photos or information about a trip you have done or even get tips about any trip posted, don't hesitate and get in touch with us.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Itu - Estado de São Paulo - Brasil


Itu é uma estação turística que fica a menos de 100 km da cidade de São Paulo pela rodovia Castelo Branco.
Já foi chamada de Utu-Guaçu (cachoeira grande) devido a uma cachoeira localizada em Salto, da qual fazia parte.
Foi fundada por Domingos Fernandes sendo elevada à categoria de vila em 1657 e à categoria de cidade em 1842.
É conhecida pela cidade do exagero devido ao tamanho de seus legumes e frutas que impressionaram Auguste de Saint-Hilaire. Depois, com um quadro humorístico da televisão, a fama se consolidou.





Locais visitados:
Cruzeiro de São Francisco:
Foi esculpido em pedra no século XVIII. Fazia parte de um conjunto de edifícios dos frades franciscanos que se incendiou no início do século XX.



Igreja do Bom Jesus:
Originou-se da capelinha construída por Domingos Fernades em 1610. Começou a ruir 50 anos após sua construção e foi substituida. Sofreu várias reformas e na do final do século XIX imitaram as linhas da catedral de San Giovanni in Laterano (inspiração romana). Em cima foram colocadas estátuas de 4 evangelistas.



No altar está o Bom Jesus da Cana Verde que representa Cristo segurando um feixe de cana de açúcar.

Igreja de São Benedito
Em 1785, os frades franciscanos criaram a irmandade de “São Benedito dos Homens Pretos”, so lado do convento de São Francisco. Lá os escravos realizavam missas separados dos brancos. Em 1908 a Irmandade construiu sua própria igreja.


Igreja Matriz ou Igreja de Nossa Senhora da Candelária
Construida no século XVIII com a riqueza gerada pelos engenhos de açúcar dos ituanos pode ser considerada o maior patrimônio do “barroco paulista”.


 A pintura “Apresentação de Jesus no templo”, que está no forro da capela mor, é de 1784 e foi executada por José Patrício da Silva Manso. O interior da igreja encontra-se em reforma.


Igreja de Santa Rita
É uma das igrejas mais antigas de Itu. Foi construida em 1726 de pau a pique e os tropeiros que passavam por lá paravam para pedir a sua proteção.




Recebeu as imagens de São Sebastião e São Roque em 1892 e 1897 respectivamente. Foram compradas com esmolas do povo que pediam proteção devido à epidemia de febre amarela que atingiu a cidade.



Igreja do Carmo
Integra o Convento do Carmo fundado em 1719. A primeira torre da igreja tombou em 1828 e a atual foi construida em 1861.
Igreja do Patrocínio
O padre Jesuíno do Monte Carmelo foi seu idealizador, arquiteto, mestre-de-obras e artífice.  A arquitetura original foi descaracterizada pelas reformas do final do século XIX. Os devotos de madre Maria Theodora Voiron são hoje os maiores responsáveis pela visitação. Lembramos que a madre está em processo de beatificação.


Regimento Deodoro
Foi inaugurado em 1867. Abrigou o colégio São Luis que depois de alguns anos transferiu-se para São Paulo. Em 1891 foi inaugurada a igreja de São Luiz Gonzaga. Desde 1918 abriga o quartel do exército e o Museu Militar.





Mercado Municipal:
Foi inaugurado em 1905.















Nenhum comentário:

Postar um comentário