EU LÁ FUI !!!!!

EU  LÁ FUI !!!!!
Our communication channel is eulafui@gmail.com In case you would like to share histories, photos or information about a trip you have done or even get tips about any trip posted, don't hesitate and get in touch with us.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Aurora Boreal - Alaska - USA


No final de março de 2011 partimos para o Alaska para tentar ver a Aurora Boreal.




 Após 36 horas  de sair casa chegamos exaustas ao hotel de Fairbanks.









 Lá, ficamos um dia e aproveitamos para descansar e comprar roupas adequadas para enfrentar o frio que nos esperava. Apesar de já estarmos em abril, para nós estava bastante frio!



 No dia seguinte partimos de Fairbanks em um avião com capacidade para 8 passageiros. Podíamos levar 8 Kg de bagagem.







 Apesar do nosso voo contar apenas com o piloto e 2 passageiras, o resto dos espaço foi ocupado com mercadoria. Fomos de Fairbanks para Coldfoot, lugarejo a uma hora e meia do círculo polar ártico (sentido norte) por terra e o último posto existente antes de chegar em Prudhoe bay - início do pipeline.









Coldfoot foi construído para ser o dormitório dos trabalhadores que construiram o pipeline (inicio da construção em 1975 e final em 1977)



 e a Dalton Road. Hoje é parada obrigatória dos caminhoneiros para abastecimento próprio (comida) e do caminhão (combustível).  Nenhum motorista desliga os caminhões ou as caminhonetes "oversized".

bombas de gasolina


 Eles dormem nos caminhões e os containers existentes (51 quartos ao todo) são utilizados pelos turistas. É uma hospedaria. A viagem no pequeno avião foi maravilhosa, com paisagens geladas e picos montanhosos parecidos com marshmallow quase ao alcance de nossas mãos. Aterrisamos e fomos direto para Coldfoot conhecer nosso alojamento e preparar nosso roteiro.






 Na primeira noite (23:30 - horário que ficou escuro) fomos para Wiseman (lugarejo de 16 habitantes) na cabana de Jack Reakoff, nosso anfitrião naquela noite.



 Kevin, nosso guia,


 nos acompanhou juntamente com mais 3 turistas.O local era bem escuro, mas podíamos ver a silhueta das cabanas e vegetação (maioria, pinheiros). O céu estava muitíssimo estrelado e a temperatura variou entre -30º e -40º C. Logo no início ela (aurora boreal) apareceu timidamente. Às 2:30 da manhã do dia 31 de março, ela apareceu esplendorosa. Foi a visão mais bonita que já tive em minha vida.




 Era de um verde transparente parecendo um tecido transparente que dançando, dobrava-se sobre si mesmo e ia de um lado a outro no céu. As cores rosa e vermelho apareceram, mas  rapidamente tudo ficou verde novamente. As estrelas, como em sinal de respeito, cederam lugar a esta aparição e algumas timidamente teimaram em ficar visíveis naquele céu. Vimos a aurora mais uma vez dia 02 de abril em Coldfoot pela janela do nosso quarto. Os outros passeios que fizemos em Coldfoot foram o "safari"







 "mushdog"






 e andar na neve com snowshoe (raquete)



  O safari foi um passeio de 6 horas que nos levou pela Dalton Road até próximo até Deadhorse, lugarejo onde se inicia a Dalton Road. Se você tem em mente ver animais em safari (aliás, a minha idéia) não é bem isso que acontece. Vimos moose e uma espécie de corvo. O resto foram paisagens deslumbrantes.Nas estradas do Alaska, os caminhões são muito respeitados e tem prioridade no caminho. Ou seja, todos diminuem a marcha e dão passagem para os caminhões. Eles são enormes e carregam todo tipo de carga, de lixo a material tóxico. No dia seguinte fomos andar de treno puxado por cachorros.



 No Alaska a corrida de trenó é muito apreciada. As mais importantes vão de Ankorage para Fairbanks e de Whitehorse (Canada) para Fairbanks. No nosso passeio os cachorros que nos acompanharam, ou melhor, nos puxaram, foram os malamutes do Alaska. Eles são uns desvairados para correr. Quando queremos parar, temos que colocar uma "ancora" senão eles não param!!!!!!!! Muito divertido!! Andar com a "raquetinha" também é muito bom. A gente afunda na neve, mas não tanto.

Na volta para Fairbanks paramos no Círculo Polar Ártico


Atravessamos a única ponte que atravessa o rio Yukatan





E, uma vez de volta a Fairbanks, visitamos a Universidade do Alaska  e seu museu dentre outros lugares





Ieda, minha irmã, foi minha companheira nesta aventura!

Alguns dados para facilitar a viagem:
para ver a Aurora boreal , quanto mais escuro, melhor: a lua nova é a indicada.
Escolhi o final da estação para pegar menos frio.
Usei milhagem da AA para ir: fora de temporada 40.000 milhas
São Paulo - Dallas- São Paulo - AA
Dallas - Seattle - Fairbanks - Seattle - Dallas - Alaska Air
Hotel em Fairbanks: Pikes Waterfront Lodge Tem shuttle para aeroporto e cobra 10 dolares para levar a qquer lugar de Fairbanks - café da manhã razoável - boa pedida

4 comentários:

  1. Nem acredito que sou a primeira a comentar!! Yeahhh!! :-)

    Adorei!! Pena que não pude participar dessa... Agora ficou ótimo! Quando não puder acompanhar pessoalmente, acompanharei por aqui!!

    E que venham muuuuitos outros posts!!

    beijos,
    Lena
    :-)

    ResponderExcluir
  2. UAUUUUUUUUUUUUUU, Amei!!! Bjs, Ieda

    ResponderExcluir
  3. Muito legal sua viagem!!!
    Tbem viagem em busca da aurora boreal, da uma olhadinha la.

    bjus

    ResponderExcluir